sábado, 16 de outubro de 2010

DESCUBRA O VALOR DO TERÇO

O terço é apenas uma das muitas maneiras de alguém alçar vôo no mundo sobrenatural.

A presença do Pai Nosso, aparecendo cinco vezes no terço, é o elemento essencial na estrutura do terço, pois faz do terço uma conversa profunda com o Pai Celeste.

Bastaria o louvor trinitário, várias vezes proclamado, para fazer do terço uma oração pujante.

Mas não apenas o Pai Nosso ou o Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. A Ave Maria também é uma oração colhida literalmente no Evangelho. Está no Evangelho escrito em Lucas: "Ave, cheia de graça" ( Lucas 1-28)

Enquanto rezamos o terço, acompanhamos todo o peregrinar terreno de Jesus, o Cristo, o Filho.

O terço é uma oração que nos transporta para dentro da Bíblia, para dentro do Evangelho, fazendo-nos embeber do espírito evangélico.

É o próprio mistério de Jesus Cristo que ocupa o centro do terço.

Rezando o terço com amor estamos vivenciando uma experiência decorrida no coração da fé.

A contemplação e a meditação dos mistérios de Cristo é que constituem o miolo do terço; é que formam a oração propriamente dita.

As Ave Marias são condicionamentos acústicos a impulsionarmos para contemplarmos a humanidade de Cristo em seus mistérios libertadores.

Aprendemos a entender um pouco a maravilha da reza do terço, mostrando-nos que ele nos aprofunda no conhecimento das passagens dos mistérios contemplando e vivendo a beleza de estar em sintonia com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, juntamente com Maria, mãe de Jesus e nossa.

É bom entender então, que rezar o terço, não é simplesmente repetir orações, mas é também caminhar com Maria, acompanhando seu prazer e alegria ao saber que seria a Mãe de Jesus, nos mistérios gozosos; estar com ela em sua dor, nos mistérios dolorosos; sentir-se parte integrante em sua glória, na ressurreição do Filho amado, nos mistérios gloriosos; e finalmente poder compreender os mistérios da vida pública de Jesus, nos mistérios luminosos.

Assim, caminhando... orando...vamos nos aprofundando no amor de Jesus e Maria, na certeza de um dia ter a alegria do encontro com o Pai em seu Reino de Amor e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário